Nossas Ações:
A Associação Atlética Educando Pelo Esporte tem por finalidade principal ofertar serviços socioassistenciais, programas, projetos e atividades de forma continuada, permanente e planejada no âmbito da Política Nacional da Assistência Social -PNAS, que estabelece as bases para a garantia de Proteção Social Básica na qual as ações da Organização da Sociedade Civil estão inseridas, ofertando o atendimento na defesa e na garantia dos direitos à indivíduos (crianças, adolescentes, juventude, adultos e pessoas idosas), com ou sem deficiência, com centralidade nas famílias, prioritariamente em vulnerabilidade no risco pessoal e social, promovendo assim a autonomia, o protagonismo, a participação social, o exercício da cidadania, a cultura de paz, a solidariedade e dignidade humana.
Tem como propósito a transformação da realidade social do seu público-alvo em seus territórios com intervenções pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem e sociabilidade, em cumprimento ao disposto no art. 227 da Constituição Federal, na Lei Federal n. 8.069 de 13 de julho de 1990 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, nos termos do §2º, incisos I e II, do art. 23, da Lei Federal n. 12.435, de 6 de julho de 2011 e no Estatuto da Pessoa Idosa.
Os projetos sociais são totalmente gratuitos, referendados pelo Sistema Único de Assistência Social – SUAS, articulados e integrados com as demais políticas públicas setoriais de acordo com o Sistema de Garantia de Direitos.
Ao longo dos anos, a Associação Atlética Educando Pelo Esporte – AAEPE passou por diversos reordenamento dos seus serviços em consonância às diretrizes da NOB/SUAS, culminando na modernização em seu Estatuto (última atualização em 2022), visando excelência no atendimento ao público-alvo e suas famílias, se enquadrando no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- SCFV e obtendo reconhecimento e certificações das esferas municipal, estadual e federal, dada a relevância dos projetos junto à comunidade.
O que é Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos?
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.
Quais são nossas ações?
Através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, os grupos participam de rodas de conversa para trabalhar as temáticas em destaque de cada mês, passeios Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV Culturais, oficinas socioeducativas, atividades artísticas e culturais.
Para quem serve o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV?
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV destina-se aos usuários das seguintes faixas etárias: crianças de 06 a 12 anos, adolescentes de 13 a 17 anos, adultos de 50 a 59 anos e pessoas idosas.
Qual principal objetivo?
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.
Certificados e Certificações
Nossa organização está altamente qualificada através de todos os órgãos públicos e certificações de relevância. Desde a sua fundação atua na área da Assistência Social através do Certificado de Entidade Beneficente – CEBAS Social renovado como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, devido a importância de suas ações no atendimento das necessidades da população alvo da A.A. Educando Pelo Esporte. Mantem regularizados seus certificados junto aos Conselhos Municipais, como: Conselho Municipal da Assistência Social – CMAS, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente -CMDCA, Conselho Municipal do Idoso – CMI. Possui credenciamento para participar de editais e chamamentos públicos para desenvolver serviços e projetos que beneficiem seu público-alvo e estejam de acordo com sua causa, missão e objetivos no município de Piracicaba, destaque na Região Metropolitana
Parcerias e Patrocínios
A Associação Atlética Educando Pelo Esporte – AAEPE mantém sólida parceria com órgãos públicos no âmbito executivo, legislativo e judiciário nas esferas municipal, estadual e federal, mantém a busca ativa com empresas patrocinadoras de seus projetos e eventos, da mesma forma mantem profícua parceria com outras organizações sociais, ampliando a oferta de seus serviços e ações de proteção direcionadas ao público atendido pela instituição.
Nossos Projetos:
Nossos projetos são submetidos anualmente aos editais de leis de incentivos e executados no contraturno escolar atendendo as demandas observadas pelo Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, e Sistema de Garantia de Direitos trazendo apoio às famílias e prevenindo situações de vulnerabilidade e risco social. Promovem o Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários por meio de ações do Esporte, Cultura e Lazer e entende que a prática esportiva como elemento essencial para o desenvolvimento integral do indivíduo, pois: promove a inclusão e a interação social; estimula a autonomia, o florescimento de novas amizades, a ocupação de espaços e territórios; ensina valores e respeito à diversidade; propicia a convivência democrática e o acolhimento de interesses individuais e coletivos; além, é claro, dos inúmeros benefícios à saúde. Por essas razões que acreditamos no esporte como um instrumento de transformação social!
Serviços já executados com o Poder Público – De 2002 à 2023
Centro Atendimento Socioeducativo – CASE. 2002 À 2022
Em 2002 a Associação Atlética Educando Pelo Esporte – AAEPE aceitou um novo desafio, em parceria com Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS passou a ser responsável pelo gerenciamento dos recursos, gestão de pessoal e execução das ações do SCFV, desde 2002 através dos Centro Atendimento Socio Educativo – CASE.
Centro de Convivência Inter Geracional – CCINTER – 2023
A partir de 2023, houve o reordenamento do serviço do CASE para CCINTER que são os Centros de Convivência Inter Geracional. Através de chamamento público iniciou nova parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS, foram atendidas diariamente o público alvo : crianças e adolescentes entre 06 e 17 anos, adultos acima de 50 anos e idosos, prioritariamente aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social.
A meta foram 4 unidades da região norte de Piracicaba e em bairros de expressiva vulnerabilidade social sendo eles : Algodoal, Bosques do Lenheiro, Vem Viver e Parque Piracicaba, recebendo as famílias exclusivamente encaminhadas pelos Centros de Referência e Assistência Social – CRAS, disponibilizando espaços para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo. Possibilitou a ampliação do universo informacional, artístico e cultural, bem como estímulo ao desenvolvimento de potencialidades, habilidades e talentos. O Serviço teve encerramento em dezembro de 2023.
Serviço executado atualmente na sede da organização – Região Sul – 2024
Projeto: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Educando Pelo Esporte (CMAS)
A organização prossegue de forma indireta executando em sua sede o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, de acordo com as diretrizes de Orientações do SUAS, atendendo o público efetivo e prioritário da Assistência de forma contínua e efetiva com uma meta de até 50 atendidos, dentre eles: 30 crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 17 anos e suas famílias (20 crianças e 15 adolescentes), com inscrição no Conselho Municipal da Assistência Social – CMAS .
Projeto Conexões Para a Cidadania 2024 (CMDCA/FUMDECA) Valor: R$ 283.000,00
O Projeto Conexões para a Cidadania 2024 , aprovado e chancelado até 2026 pelo Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes – FUMDECA, visa contribuir com a formação cidadã de 180 crianças e adolescentes no contraturno escolar, Atende prioritariamente o público em situação de vulnerabilidade social e do Sistema de Garantia de Direitos, prevenindo situações de risco e colaborar com a função protetiva da família, por meio da oferta diária de diversas oficinas socioeducativas de cidadania, esporte, cultura e lazer, estímulo as potencialidades, aquisições, fortalecimento de vínculos afetivos e comunitários e ações de pertencimento em seus territórios.
O projeto Conexões para a Cidadania 2024 pode receber destinação via FUMDECA
Foto registro- março 2024 – Ação Conjunta com Comunidade e Familiares
Educando de Portas Abertas.
O Esporte está em nosso DNA
Desde o início, nossas ações no Esporte sempre foram pautadas pelos princípios da Educação Integral e do Esporte Educacional e de Participação, trabalhados em favor do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e das comunidades onde atuamos. Além de um direito do cidadão o Esporte é um fenômeno sociocultural, promotor de qualidade de vida e articulador de pessoas e grupos.
O Esporte como Bem-Estar na Saúde da Criança e do Adolescente: Um desafio atual frente ao novo mundo tecnológico.
Já se comprova que crianças e adolescentes que não praticam atividades físicas estão sujeitos a apresentar diversos problemas de saúde, sendo um deles a alteração de peso, acarretando uma série de problemas prejudiciais à saúde futuramente. Assim a iniciação esportiva em suas diversas modalidades é primordial para que a criança e ao adolescente tenham oportunidades às práticas esportivas, sendo também uma ferramenta de prevenção aos riscos de diversas doenças, visto que atualmente a obesidade infantil tornou-se um fator problemático que atinge a sociedade por muito tempo, devido às limitações que algumas crianças possam apresentar, e por estarem em situações que simplesmente não consegue fazer exercício físico. Com a evolução do ser humano e o avanço das tecnologias essas limitações se agregam cada vez mais, onde tiram
a vontade da prática lúdica, por estarem ocupados com outras dispersões. Muitos pesquisadores buscam fundamentos sobre como a iniciação esportiva através do futebol contribui no combate da obesidade infantil, e que o futebol como prática aeróbica com tendencia de maior gasto energético
contribui sim no combate à obesidade, a diferença causada na vida dessas crianças, com relação a peso e saúde, ao estarem engajados em uma modalidade esportiva, fugindo das comodidades que o novo
mundo tecnológico os traz, resultam em melhoras no índice de combate a obesidade infantil. Os objetivos
específicos apontam que a prática esportiva do futebol pode ser benéfica para o condicionamento
físico; frente as fases do desenvolvimento para começar a iniciação esportiva no futebol. Citamos assim, (AMPUERO, 2020)”. Iniciação esportiva no futebol: combate à obesidade infantil: “É durante a iniciação esportiva que a criança toma gosto por várias modalidades ou adota a predileção por uma específica, de acordo com suas qualidades físicas. A partir disso, a criança consegue praticar esse esporte de maneira prazerosa e ao mesmo tempo combatendo o seu excesso de peso ou grau de obesidade quando for o caso.”
Nossos parceiros nesse desafio
Diante desse cenário , a Associação Atlética Educando Pelo Esporte – AAEPE, adotou um programa interno com o seguinte slogan “Criança/Adolescente Saudável, Criança/Adolescente Feliz”; com um olhar para esse público e seus novos desafios e tem buscado pesquisas, orientações e reflexões sobre os benefícios da prática esportiva que, aliados à atividade física pode trazer resultados positivos e de bem-estar para o estado de saúde geral da criança e do adolescente, investindo assim em novos saberes, em capacitações aos seus profissionais, para que possam agregar seus conhecimentos aos pratos ofertados no dia a dia ao cardápio de vida dos nossos educandos. Tendo como parceiros o Banco de Alimentos do Município de Piracicaba que oferta tanto os alimentos bem como as oficinas dos voluntários como o “Recriando Sabores” e do Mesa Brasil pelo SESC, com oferta de frutas e legumes aos projetos sociais, trazendo um momento único e de desafio e comprometimento de apresentar e criar alimentos saudáveis, descobrindo novos sabores. Acompanha também junto com seus responsáveis e quando preciso aciona a rede de saúde se estão em ordem com seus exames médicos , bem como caderneta de vacinação, sendo um dos critérios para ingressarem aos projetos sociais da organização.
Projeto Temático: Esporte e Cidadania – 2024 CONDECA – Valor: R$ 186.000,00
O Projeto Esporte e Cidadania executado pela entidade desde 2017, passou por diversas fases de aprimoramento nos últimos anos, chancelado até 2023 pelo Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes – FUMDECA.
Submetido em 2023 ao Edital do CONDECA foi aprovado no segundo semestre de 2024. Atende gratuitamente no contraturno escolar 180 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos e seus familiares, com ações de fortalecimento e defesa dos direitos da criança e do adolescente, através de atividades socioeducativas, esportivas, culturais de cidadania/inclusão digital e de ações com o grupo familiar e comunitário. Neste cenário nossas crianças e adolescentes do projeto tem a oportunidade de participar anualmente das edições Copa Rocha Neto, que há 24 anos recepciona mais de 2.000 atletas no município de Piracicaba e cidades vizinhas que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Piracicaba e Secretaria de Esportes e Lazer Atividades Motoras – SELAM
Desfile dos atletas da Equipe Educando pelo Esporte na Copa Rocha Netto 2024
Projetos Culturais
Desde 2014, com apoio de subvenções do poder público, parcerias privadas, desenvolvemos ações na área de cultura, com oferta de oficinas de musicalização com instrumentos (flauta doce, flauta transversal, clarinete, sax-alto, tenor, trompete, trombone, bombardino, violão, bateria e percussão), formação de coral de flautas doce e fanfarra, atendendo crianças e adolescentes prioritariamente em vulnerabilidade social;
Em 2023 ampliamos o repertório cultural com a execução de oficinas de teatro através de aulas de expressão corporal, jogos teatrais, dança e atividades circenses de forma lúdica e audiovisual.
Sendo esses:
Projeto Aprendendo Com Música – 180.000,00
Executado desde 2017, passou por diversas fases de aprimoramento nos últimos anos, chancelado até 2023 pelo Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes – FUMDECA, em 2024, o projeto continua sendo executado com recursos da própria organização. É uma iniciativa de arte e educação que visa desenvolver as habilidades e as potencialidades de crianças e adolescentes de áreas culturalmente carentes através da música. Desenvolve oficinas de musicalização com aulas de flauta doce, flauta transversal, clarinete, sax-alto, tenor, trompete, trombone, bombardino, violão, bateria e percussão, além de formação de coral de flautas doce e fanfarra. Realiza apresentações musicais presenciais que podem ocorrer na sede da instituição, em escolas, empresas e espaços públicos do município. Em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Cultural proporciona o acesso à cultura e a integração social por meio da música, ampliando o repertório cultural de nosso público-alvo. Trabalhar com a Cultura como ferramenta de inclusão social torna as crianças e adolescentes integrantes da Associação Atlética Educando Pelo Esporte visíveis à sociedade. Nas apresentações são filmados e entrevistados, ganham espaço em TVs, rádios, jornais e nas redes sociais. Em consequência disso, a autoestima sofre mudanças, construindo uma nova história pessoal num novo contexto. Surgem novas áreas de competência em suas vidas, passando a ter uma nova identidade, a se compreender como cidadão e ampliar o repertório sociocultural. Faz parte oficialmente das apresentações comemorativas do município de Piracicaba e região.
Apresentação da Banda 7 de setembro 2023
Apresentação Banda Musical – Abertura Oficial 24ª Copa Rocha Netto
Projeto Audiovisual: Anima -AÇÃO DO PAPEL PARA A TELEVISÃO!
Nosso primeiro projeto audiovisual, por Edital de Chamamento Público da Lei Paulo Gustavo (LPG)
– Projeto Futebol no Sistema de Garantia de Direitos – mantido pela organização, submetido ao CONDECA
Baseado no Eixo Temático I – Assistência Social e Sub-Eixo: 3 do Enfrentamento ao trabalho infantil, é um projeto que visa intensificar ações de inclusão das crianças e adolescentes para prevenção e erradicação do trabalho infantil em atividades comunitárias (culturais, recreativas, esportivas e/ou lúdicas);
O Projeto Futebol no Sistema de Garantia de Direitos, oferta aulas de futebol para 100 adolescentes entre 12 e 17 anos, divididos em suas categorias do sub 9 ao sub17. Os educandos do projeto recebem ensino das habilidades específicas da modalidade, promovendo assim o desenvolvimento motor e social. O foco do projeto se volta à formação integral dos futuros cidadãos, oferecendo atividades que estimulem o desenvolvimento motor e psicossocial em meio a uma boa estrutura pedagógica e de materiais, sendo uma forma de enfrentamento ao trabalho infanto-juvenil.
– Educando Pelo Esporte: Oportunidades& Modalidades (Lei do Incentivo ao Esporte -LIE)
Com objetivo de oferecer oficinas socioesportivas para crianças e adolescentes, oportunizando ampliar o repertório de competências através da nova modalidade olímpica de futebol americano: flag football, e também o tradicional futebol de campo, com ênfase ao desenvolvimento global do público alvo,
promovendo o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes por meio da prática de esportes como futebol e flag, levando a essência do esporte para seu desenvolvimento pessoal, como a persistência, coragem, união e inteligência.
O projeto apresentado pela AAEPE ao Ministério do Esporte visa dar continuidade, aprimorar e ampliar as oficinas de futebol de campo e de flag football ofertadas ao público alvo na sede da OSC, fomentando o protagonismo infanto-juvenil, através de práticas esportivas, socioeducativas e pedagógicas, levando em consideração os aspectos e habilidades de cada criança e adolescente, procurando desenvolver talentos, potencialidades e a cidadania, através da ampliação do repertório das mesmas.
As atividades ocorrem na sede da OSC, onde contamos com estrutura adequada, com campo gramado, quadra descoberta, amplo pátio coberto e salas equipadas, de informática e anfiteatro.
As Oficinas de Flag Footbal, adaptação do futebol americano sem contato físico, são ministradas no anfiteatro e pátio coberto, para iniciação na modalidade, além de algumas vivências da modalidade tradicional, a princípio, em campo reduzido. Com base na teoria de jogos esportivos de competição, como ferramenta pedagógica para atingir os objetivos específicos do projeto, as turmas atuarão em jogos pré-desportivos por meio da prática global, como forma de aprendizado técnico-tático e desenvolvimento físico, motor e psicossocial. Serão divididos em turmas de até 30 participantes, considerando a faixa etária e características físicas dos integrantes. A oficina acontecerá 2x na semana, terá duração de 30 a 40 minutos, para cada turma. Para conduzir as atividades, contamos com a monitoria da profissional especializada e jogadora da seleção brasileira de Flag, Karoline Souza.
Nossos Serviços
Nossa organização está altamente qualificada através de todos os órgãos públicos e certificações de relevância. Desde 0a sua fundação atua na área da Assistência Social através do Certificado de Entidade Beneficente – CEBAS Social renovado como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, devido a importância de suas ações no atendimento das necessidades da população alvo da Associação Atlética Educando Pelo Esporte- AAEPE.
Possui credenciamento para participar de editais e chamamentos públicos para desenvolver serviços e projetos que beneficiem seu público-alvo e estejam de acordo com sua causa, missão e objetivos no município de Piracicaba, destaque na Região Metropolitana.