Calendário Oficial de Eventos

Consolidar parcerias públicas e privadas de resultados, atendendo os anseios da sociedade que em consulta pública realizada em 2019 e publicada no Plano Municipal de Cultura de Piracicaba, sobre a importância dos serviços ofertados 75% da população, apontam relevância para a área de Cultura, Esporte e Lazer.

Saiba mais como apoiar:

 

Festa da Batata

   

A Festa da Batata iniciou-se no ano de 2011, por proposta e iniciativa do Sr. Sylvino Torrezan, ex-presidente da Associação e Conselheiro da atual Diretoria, que apostou na Festa, pelas diversas possibilidades de pratos que a batata possui, e também a ser realizada no primeiro semestre de cada ano. A sua ideia foi logo abraçada por todos da AAEPE e também pelas áreas de Turismo e Cultura do município, que desde da 1ª edição da Festa, juntamente com diversos parceiros da iniciativa privada, apoiam o evento.

A Festa da Batata entrou para o calendário oficial do município, selando a exitosa iniciativa, através da Lei nº 8.332 de 25 de novembro de 2015, em parceria com as Secretarias da Ação Cultural e Turismo e atinge anualmente público de 3.000 pessoas/dia.

A Festa habitualmente acontece durante três dias no mês de fevereiro, após o carnaval, com grande mobilização de voluntários, pais, colaboradores e diretores da A.A. Educando pelo Esporte totalizando 250 voluntários e expressivo público com 2.000 pessoas/dia, alcançando visibilidade em toda a imprensa e mídias sociais.

Neste ano (2023) vamos realizar a 11ª Festa da Batata de Piracicaba. A Festa acontece nos dias 23, 24 e 25 de Fevereiro, no Engenho Central. Para saber mais sobre o evento, nos siga nas nossas redes sociais: @festadabatatadepiracicaba e @educandopeloesporte

 

Festa das Nações – Barraca Estados Unidos

     

A Festa das Nações de Piracicaba acontece tradicionalmente no mês de maio de cada ano no Engenho Central às margens do Rio Piracicaba, é o maior evento de solidariedade que atinge um grande público com mais de 57 mil visitantes de diversos municípios da Região Metropolitana do interior paulista, em 2022 chega a sua 37ª edição com a participação de mais de 6 mil voluntários.

     

  A BARRACA ESTADOS UNIDOS

A nacionalidade “ESTADOS UNIDOS” é representada pela Associação Atlética Educando pelo Esporte, que tradicionalmente participa com um cardápio de lanches: x-salada, x-bacon, x-tudo, pernil com queijo, linguiça calabresa, dog simples, dog especial, batata frita, batata recheada de frango, batata recheada de presunto, batata recheada brócolis, batata recheada bacon com cheddar, pipoca, bebidas, doces e sorvetes.

 

Copa Rocha Netto

A Copa Rocha Netto faz parte do Calendário Oficial de Eventos Esportivos do município de Piracicaba através da Lei nº 6.947 de 22 de dezembro 2010 sendo realizada anualmente desde 1998 pela AAEPE, nos meses de agosto a outubro, com grande mobilização e visibilidade no meio esportivo. Contando com a parceria da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras – SELAM que fornece a arbitragem e todas as medalhas e troféus, alcançou nas últimas edições grande visibilidade com a participação de 1.300 atletas, dezoito agremiações, 52 equipes de Piracicaba e dos municípios de Artêmis, Rio das Pedras, Saltinho, Anhembi, Charqueada, Águas e São Pedro, dentre outros.

 

Encontro de Motociclistas

       

Unindo duas paixões – a moto e a solidariedade –, motoclubes e motogrupos de Piracicaba, região e outros estados brasileiros se reúnem para a realização do Encontro Solidário de Motociclistas de Piracicaba, tradicionalmente na sede da Associação Atlética Educando pelo Esporte (rua Benedito Bonzon Penteado, nº 615, Jardim Pacaembu, Piracicaba-SP). O evento tem cunho exclusivamente beneficente, com o total da renda arrecadada revertido à Associação Atlética Educando pelo Esporte e ao grupo da terceira idade Viva Melhor – Piracicaba. É importante deixar claro que não é preciso ser motociclista para participar. Na programação estão shows, praça de alimentação, área para camping, barracas de expositores e apresentações musicais, é aberto à população e todos são muito bem-vindos. Estamos na 4ª. Edição, além do entretenimento, contamos com grande mobilização de participantes e empresas parceiras em responsabilidade social.

 

Voluntariado

O Voluntariado tem por objetivo a participação de pessoas da sociedade nas ações, eventos e atividades da instituição, com o objetivo de auxiliar a Diretoria e funcionários, visando esforços contínuos para o aprimoramento do nosso trabalho com as crianças e adolescentes.

 

Quero ser voluntário

Requisitos para ser voluntário: Faixa etária acima de 18 anos. No mínimo ter o 2º grau completo e receber integração/treinamento para iniciar suas ações, efetuando o cadastro na instituição. Estar em plena capacidade física, mental e de saúde.

Os familiares de voluntários também podem ingressar na A.A. Educando pelo Esporte, realizando também o cadastro como participantes para atender o nosso calendário de eventos que requer grande mobilização de pessoas voluntárias.

 

Voluntário Empresarial

Atendendo as demandas da comunidade e das empresas de nossa região, temos um programa de Voluntariado Empresarial, que trata do apoio formal e organizado a uma empresa, seus empregados e aposentados que desejam servir voluntariamente uma comunidade com seu tempo e habilidades.

Acreditamos que esta é uma das formas mais valiosas da empresa colaborar com o desenvolvimento social do país, transferindo conhecimentos e competências de planejamento e gestão para as organizações sociais.

A empresa cria valores para si e para seus funcionários, pois o envolvimento em ações sociais traz novos desafios e estes proporcionam o crescimento pessoal e profissional dos envolvidos.

Ao trabalhar juntos e aproximar diferentes culturas e realidades, saem ganhando as empresas e as organizações sociais. Segundo a Business for Social Responsability, o programa de voluntariado empresarial é um “aliado importante para muitas empresas que querem demonstrar compromisso com as comunidades onde atuam”.

 

Universitários Estagiários

Contamos com a participação ativa de estagiários de nível universitário, que buscam complementar a carga de horária de estágio solicitado pela Faculdade, na modalidade de estágio obrigatório não remunerado, nossa equipe técnica recebe anualmente estagiários em diversas áreas (Administração, Serviço Social, Pedagogia dentre outras). Fale conosco: social@educandopeloesporte.org.br