Nossas Ações:

Essa é a sua página Sobre. Esse espaço é uma ótima oportunidade para contar quem você é, o que você faz e o que seu site tem a oferecer. Clique duas vezes na caixa de texto para começar a editar seu conteúdo e certifique-se de adicionar tudo o que deseja que seus visitantes saibam.

Nossos Projetos:

Nossos projetos são desenvolvidos no contraturno escolar e atendem as demandas observadas pelo Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, trazendo apoio às famílias e prevenindo situações de vulnerabilidade e risco social.  Promovem o fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários por meio de ações de Esporte, Cultura e Lazer.

Atuamos em parceria com órgãos públicos, empresas e outras organizações sociais de forma eficaz, ampliando a gama de serviços e ações de proteção direcionada aos públicos atendidos pela instituição.

Projeto Esporte

A A.A. Educando pelo Esporte entende a prática esportiva como elemento essencial para o desenvolvimento integral do indivíduo, pois: promove a inclusão e a interação social; estimula a autonomia, o florescimento de novas amizades, a ocupação de espaços; ensina valores e respeito à diversidade; propicia a convivência democrática e o acolhimento de interesses individuais e coletivos; além, é claro, dos inúmeros benefícios à saúde. São por essas razões que acreditamos no esporte como um instrumento de transformação social!

O Esporte está em nosso DNA:

Desde o início, nossas ações no Esporte sempre foram pautadas pelos princípios da Educação Integral e do Esporte Educacional e de Participação, trabalhados em favor do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e das comunidades onde atuamos. Além de um direito do cidadão o Esporte é um fenômeno sociocultural, promotor de qualidade de vida e articulador de pessoas e grupos.

Projeto Esporte e Cidadania

O Projeto Esporte e Cidadania executado pela entidade desde 2017, passou por diversas fases de aprimoramento nos últimos anos sempre chancelado pelo Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes – FUMDECA (Saiba mais). Atendendo gratuitamente no contraturno escolar 160 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos e seus familiares, com ações de fortalecimento e defesa dos direitos da criança e do adolescente, através de atividades socioeducativas, esportivas, culturais de cidadania/inclusão digital e de ações com o grupo familiar e comunitário. Contamos com investimento no futuro de nossas crianças e adolescentes pelo terceiro ano consecutivo com o Instituto CPFL – CPFL Energia e o apoio técnico da Yabá Consultoria.

Projeto Conexões Para a Cidadania

O Projeto Conexões para a Cidadania chancelado pelo Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes – FUMDECA. (Saiba mais), visa contribuir com a formação cidadã de 90 crianças e adolescentes no contraturno escolar, prevenir situações de risco e colaborar com a função protetiva da família, por meio da oferta diária de diversas oficinas socioeducativas de cidadania, esporte, cultura e lazer estimulo as potencialidades, aquisições, fortalecimento de vínculos afetivos e comunitários.

Projeto Cultura

Desde 2014, graças ao apoio da iniciativa privada e da sociedade civil, desenvolvemos ações na área de Cultura, oferecendo oficinas de musicalização com instrumentos (flauta doce, flauta transversal, clarinete, sax-alto, tenor, trompete, trombone, bombardino, violão, bateria e percussão), formação de coral de flautas doce e fanfarra, atendendo crianças e adolescentes prioritariamente em vulnerabilidade social.

Trabalhar com a Cultura como ferramenta de inclusão social torna as crianças e adolescentes integrantes da A.A. Educando pelo Esporte visíveis a sociedade. Nas apresentações são filmados e entrevistados, ganham espaço em TVs, rádios, na imprensa e nas redes sociais. Em consequência disso, a autoestima sofre mudanças, construindo uma nova história pessoal num novo contexto. Surgem novas áreas de competência em suas vidas, passando a ter uma nova identidade e a se compreender como cidadão.

Projeto Aprendendo Com Música

É uma iniciativa de arte e educação que visa desenvolver as habilidades e as potencialidades de crianças e adolescentes de áreas culturalmente carentes através da música.  Desenvolve oficinas de musicalização com aulas de flauta doce, flauta transversal, clarinete, sax-alto, tenor, trompete, trombone, bombardino, violão, bateria e percussão, além de formação de coral de flautas doce e fanfarra. Realiza apresentações musicais presenciais ou online que podem ocorrer na sede da instituição, em escolas, empresas e espaços públicos do município. Em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Cultural proporciona o acesso à cultura e a integração social por meio da música, ampliando o repertório cultural de nosso público alvo.

Apresentação da Banda do Educando Pelo Esporte no desfile de 7 de setembro

Nossos Serviços

Nossa organização altamente qualificada através de todos os órgãos públicos e certificações, de relevância desde a sua fundação atua na área da Assistência Social através do Certificado de Entidade Beneficente – CEBAS Social renovado como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, devido a importância de suas ações no atendimento das necessidades da população alvo da A.A. Educando pelo Esporte.

Possui credenciamento para participar de editais e chamamentos públicos para desenvolver serviços e projetos que beneficiem seu público alvo e estejam de acordo com sua causa, missão e objetivos no município de Piracicaba, destaque na Região Metropolitana.

Centro de Convivência Inter Geracional – CCINTER

Associação Atlética Educando pelo Esporte – que é uma Organização da Sociedade Civil – OSC, sem fins econômicos, primando por transparência e uma estrutura jurídica e administrativa qualificada, inicialmente a convite da Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS passou a ser responsável via convencimento pelo gerenciamento dos recursos, gestão de pessoal e execução das ações do SCFV desde 2002, e a partir de 2023, através de chamamento público, iniciou a execução deste serviço em regiões de grande vulnerabilidade no município de Piracicaba.

O Centro de Convivência Inter Geracional – CCINTER, serviço da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS em parceria com a Associação Atlética Educando pelo Esporte – AAEPE, atende diariamente centenas de crianças e adolescentes entre 06 e 17 anos, adultos acima de 50 anos e idosos, prioritariamente aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
 
O serviço possui quatro unidades em regiões de expressiva vulnerabilidade social nos bairros, Algodoal, Bosques do Lenheiro, Vem Viver e Parque Piracicaba, recebendo as famílias exclusivamente encaminhadas pelos Centros de Referência e Assistência Social – CRAS, disponibilizando espaços para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo. Possibilita a ampliação do universo informacional, artístico e cultural, bem como estimula o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e talentos.

O que é Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos?

 O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.

Quais são nossas ações?

 Através do SCFV, os grupos participam de rodas de conversa para trabalhar as temáticas em destaque do mês; passeios culturais; oficinas socioeducativas; atividades artísticas e culturais;

Pra quem serve o SCFV?

 O SCFV destina-se aos usuários das seguintes faixas etárias: crianças de 06 a 12 anos, adolescentes de 13 a 17 anos, adultos de 50 a 59 anos e pessoas idosas.

Qual principal objetivo?

O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.

A gestão administrativa e coordenação geral do CCINTER fica localizada na sede da Associação Atlética Educando pelo Esporte – AAEPE situada a Rua Benedito Bonzon Penteado, n°615. Jd. Pacaembu, Piracicaba, SP.